Workshops e excursões

WORKSHOP
Minerais Pesados: Prospeção e Investigação;
Ouro, Minerais de Terras Raras e Diamantes  


O estudo dos minerais pesados tem sido utilizado na inventariação, prospeção e investigação de recursos minerais desde o final dos anos 70. Inicialmente, tal como nas instituições percursoras do LNEG, este estudo era aplicado maioritariamente para a prospeção de ouro, volfrâmio e estanho. Contudo, o potencial de informação que pode ser adquirido a partir da análise de minerais pesados tem levado à expansão da sua aplicação, quer seja no âmbito dos recursos minerais, quer noutras áreas de investigação. Este workshop consiste numa sessão teórica e outra laboratorial. Na sessão teórica far-se-á uma abordagem geral sobre os minerais pesados, metodologias de tratamento de amostras (especialmente de bateia), análise e interpretação de resultados. Serão ainda apresentados exemplos e estratégias de prospeção e investigação de ouro, minerais de terras raras e diamantes. A sessão laboratorial será dedicada à separação magnética, identificação de scheelite e zircão sob luz ultravioleta e observação, identificação e caracterização de minerais pesados à lupa binocular, incluindo o reconhecimento e significado dos vários grupos tipológicos de zircão e morfologias dos grãos de ouro.

Rute Salgueiro
(URMG, LNEG)


WORKSHOP
Equipamento portátil de FRX: aplicação
na área das Geociências  


No âmbito de um projeto financiado pela FCT, o LNEG adquiriu recentemente um equipamento portátil de fluorescência de raios-X (FRX) da marca Skyray Instrument, modelo EDX GENIUS 9000. A portabilidade de um equipamento deste tipo é uma mais-valia para um geólogo no campo, já que permite obter em poucos segundos uma análise multi-elementar em amostras mineralizadas e também, dadas as características deste equipamento em particular, testar a presença de metais pesados em solos. Neste workshop, pretende-se fazer uma pequena introdução à técnica de fluorescência de raios-X abordando-se entre outros temas, as vantagens e desvantagens de um equipamento portátil versus o equipamento laboratorial tradicional. Falar-se-á sobre o funcionamento do GENIUS no campo e no laboratório, incluindo a transferência de dados. Dar-se-ão exemplos práticos de aplicação do portátil de FRX na área das Geociências e irá demonstrar-se "ao vivo" o seu funcionamento com amostras selecionadas para o efeito ou trazidas pelos participantes.

Teresa Pena de Pereira da Silva
(URMG, LNEG)






























EXCURSÃO
Magmatismo alcalino do Cretácico superior da região
de Lisboa/Sintra


Dia: 19 de Outubro (segunda-feira)
Duração: 1 dia
Destinatários: Congressistas e acompanhantes
Coordenação: Rita Solá, João Mata

?????

Resumo disponível brevemente.


EXCURSÃO
Alfama: quando as águas termais são património histórico

Dia: 23 de Outubro (sexta-feira)
Duração: 3 horas
Destinatários: Congressistas e acompanhantes
Coordenação: Elsa Ramalho, Rayco Diaz, colaboração da Câmara Municipal de Lisboa

Visita à zona das antigas Águas de Alfama. O quimismo da águas que ali ocorreram e a sua temperatura superior a 20ºC proporcionou a existência de Termas (as chamadas Alcaçarias), muito frequentadas nos séculos XIX e XX. A visita decorrerá no Bairro de Alfama, em Lisboa, percorrendo as várias Alcaçarias, nas ruas localizadas entre a zona do Chafariz d'El Rei e do Chafariz de Dentro (onde será feita uma visita às respetivas cisternas), nas proximidades das Cercas Moura e Fernandina. Espera-se também poder visitar a cisterna do Museu do Fado, local onde terminará a visita. Ao longo da visita, será referida a sua importância como património histórico, cultural e hidrogeológico e as suas potencialidades futuras como recurso hidromineral e geotérmico.







_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

© 2015  |  X CONGRESSO IBÉRICO DE GEOQUÍMICA.  Todos os direitos reservados